Siga o Olhar Digital no Google Discover
O Procon-SP divulgou nesta segunda-feira, 20, uma lista com as empresas que receberam mais reclamações no ano passado. Segundo o órgão, de janeiro a dezembro foram registradas mais de 55 mil queixas a companhias de diversos setores. A Samsung, fabricante de dispositivos eletrônicos, está entre as dez empresas mais reclamadas em 2016.
Ofertas
Por: R$ 678,90
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Em primeiro lugar aparece o grupo composto por Claro, Net e Embratel. Segundo o órgão, no período, foram 4.704 registros de consumidores insatisfeitos com o serviço. Estão presentes na lista também a Vivo, a Tim e a Oi, com 4.022, 1.676 e 1.088 reclamações, respectivamente. Entre as empresas de telecomunicações, além da Net, a Sky está listada como uma das mais reclamadas, com 1.533 queixas.
Confira a lista completa:

Além de aparecer entre as dez empresas mais reclamadas, a Samsung teve o pior índice de atendimento. O Procon-SP afirma ainda que a fabricante teve um aumento de 91% no número de reclamações em relação a 2015, passando de 613 a 1.169.
Veja abaixo a lista de empresas mais reclamadas por segmento:
Telecomunicações
1. Claro/Net/Embratel
2. Vivo/Telefônica
3. Tim
4. Oi
5. Sky
Fabricantes de eletrônicos
1. Samsung
2. Lenovo/Motorola/CCE
3. Sony
4. LG
5. Asus
6. Positivo