Manter seus programas atualizados é sempre uma das principais dicas dos especialistas em segurança digital para garantir a proteção do seu computador. Um estudo realizado pela Avast, no entanto, prova que bastante gente parece não estar muito preocupada com isso.

O relatório PC Trends Report January 2017 foi elaborado em janeiro e coletou dados anônimos de mais de 116 milhões de usuários de desktops e laptops com Windows que possuem o Automatic Software Updater, do AVG TimeUp. Ao todo, 52% dos aplicativos de PC mais populares, incluindo Flash e Java, estão desatualizados.

publicidade

Segundo informa a empresa de segurança, essa prática deixa os computadores vulneráveis, já que as atualizações visam, entre outros benefícios, proteger a máquina contra os principais malwares da atualidade. Assim, um programa antigo pode não conseguir combater uma praga virtual nova.

A Avast separou uma lista com os dez programas mais desatualizados que apareceram na análise realizada. Veja abaixo:

publicidade
  1. Java (Runtime 6,7)
  2. Flash Player (Active X)
  3. Foxit Reader
  4. GOM Media Player
  5. Nitro Pro
  6. WinZip
  7. DivX
  8. Adobe Shockwave Player
  9. 7-ZIP
  10. Firefox

Como é possível observar, o líder do ranking foi o Java. De acordo com a Avast, mais de 24 milhões de pessoas estão usando versões desatualizadas do aplicativo Java Runtime 6 e 7. Além disso, mesmo que outros 26 milhões de usuários estejam fazendo uso do Java 8, a versão atual, mais de 70% deles não instalaram o pacote de atualização mais recente, o update 121.

A situação do Flash Player é mais crítica: 99% dos usuários ainda precisam realizar a atualização no Internet Explorer. O popular leitor de arquivos PDF Foxit Reader aparece em terceiro lugar e tem 92% de seus usuários utilizando uma versão antiga do software.

publicidade

Os mais atualizados

Se a lista acima mostra quais são os programas menos atualizados, a Avast também informou quais são os três aplicativos mais usados com as atualizações em dia. Google Chrome, com 88% dos internautas utilizando a versão atual, Opera, com 84%, e Skype, com 76%, encabeçam a lista.