EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Uma pegadinha infeliz tem causado situações bastante incômodas para usuários de iPhone pelo mundo todo. A “brincadeira” envolve prometer que alguma coisa interessante pode acontecer quando o usuário fala o número “108” para a assistente Siri.

O grande problema é que fazer isso vai, na verdade, gerar uma ligação para o número de emergência do seu país. O “108” é o equivalente da Índia ao “190” do Brasil e ao “911” dos Estados Unidos.

publicidade

Mas por que tal número liga para a emergência se você não estiver na Índia? Porque a Apple programou o iOS para facilitar ao máximo as chamadas para tais números em situação de necessidade. Por isso, se você pedir para a Siri ligar para o “190” enquanto estiver nos EUA, ela fará a chamada para o “911”. Isso também vale para o tal “108”.

Basta dar uma olhadinha rápida no Twitter para encontrar publicações recomendando que usuários de iPhone digam o “108” para a Siri. As justificativas são várias: pode ser um código para desbloquear chamadas a três no FaceTime ou simplesmente o número faz a assistente contar uma piada engraçada. Obviamente, nada disso é verdade.

Assim, não é surpresa que autoridades do mundo inteiro não tenham achado muita graça na brincadeira, já que na prática isso só serve para congestionar as linhas de emergência com trotes. É o tipo de situação que pode causar mortes quando uma ocorrência real não puder receber o atendimento necessário.

Então, fica a dica: não diga “108” para a Siri. O mundo agradece.

publicidade

Via Mic