Após um breve período de testes, finalmente foi disponibilizado para todos os usuários o iOS 10.3, nova versão do sistema operacional móvel da Apple. A atualização começa a ser liberada nesta segunda-feira, 27, junto com novas versões do macOS, watchOS e tvOS.

Começando pelo sistema móvel, a grande novidade do iOS 10.3 é o novo método de gerenciamento de arquivos chamado Apple File System (APFS). Com esse novo sistema, a Apple promete carregar seus arquivos muito mais rapidamente, o que deve ser sentido especialmente em dispositivos mais antigos.

Por isso a atualização do iOS 10.3 deve demorar um pouco mais do que o normal: todos os arquivos do usuário, salvos no padrão HFS+, serão convertidos para APFS. Também por esse motivo, mais do que nunca, é importante salvar um backup do seu sistema no iCloud antes de baixar a atualização, para não correr o risco de perder arquivos durante o processo.

Além desse novo sistema, o iOS 10.3 traz aos iPhones um novo app chamado Find My AirPods, que, como o nome já diz, ajuda o usuário a localizar seus AirPods (os fones de ouvido sem fio da Apple). O app mostra no mapa a localização dos fones e pode até ativar um alerta sonoro caso eles estejam conectados a um dispositivo iOS.

publicidade

Outra novidade diz respeito à Siri, que agora tem integração com apps de transporte, como o Uber, para solicitar corridas só por comandos de voz. Com a nova versão do iTunes, agora é possível também ver um filme alugado no celular em qualquer outro dispositivo Apple a partir de onde você parou.

Há outras pequenas mudanças, como uma nova sessão de configurações do ID Apple no app de Ajustes, novas funções do aplicativo Podcasts e algumas correções de bugs e outros defeitos. A atualização foi liberada gradualmente e deve aparecer para usuários de iPhones e iPads automaticamente ainda nesta segunda.

Os modelos compatíveis são:

– iPhone 7 / iPhone 7 Plus
– iPhone SE
– iPhone 6s / iPhone 6s Plus
– iPhone 6 / iPhone 6 Plus
– iPhone 5
– iPhone 5s / iPhone 5c
– iPad de 9,7 polegadas
– iPad Pro de 9,7 polegadas e de 12,9 polegadas
– iPad mini 4 / iPad mini 3 / iPad mini 2
– iPad Air 2 / iPad Air de 1ª geração
– iPad de 4ª geração
– iPod Touch de 6ª geração

Novidades no macOS e outros sistemas

O macOS Sierra 10.12.4, nova versão do sistema operacional para Mac e MacBook da Apple, também começou a ser liberado nesta segunda. A grande novidade do update é o aguardado modo noturno, que altera automaticamente as cores da tela do seu computador para tonalidades mais quentes durante a noite.

Há também novidades no código do Safari e correções de alguns outros pequenos bugs. Para baixar o update, basta abrir a Mac App Store e clicar na aba “Atualizações”. Junto ao novo macOS e iOS, saíram também novas versões do watchOS (sistema do relógio Apple Watch) e do tvOS (para o Apple TV).

No caso do relógio, a novidade é o Modo Cinema, que bloqueia a tela de se acender quando o usuário estiver em locais inapropriados – como um cinema. Já no Apple TV, o destaque vai para a integração entre filmes alugados no iTunes por qualquer aparelho da Apple e a possibilidade de se usar o iPad como controle remoto.