Hoje, durante o evento de anúncio do Galaxy S8, a Samsung revelou também um dispositivo bastante interessante chamado DeX. O nome, que vem das palavras “Desktop eXperience”, já indica o que ele faz: quando o S8 se acopla a ele, o aparelho transmite sua imagem para um monitor e permite a utilização de um teclado e mouse Bluetooth, virando um minicomputador.

O dispositivo tem uma porta USB-C para alimentar a energia do S8, saídas para mouse e teclado e duas portas USB. Como esse tipo de utilização exige mais do celular, a DeX vem também com uma pequena ventoinha para refrigerar o aparelho enquanto ele está conectado. O vídeo abaixo, da própria Samsung, mostra como ela funciona:

As imagens que o S8 envia ao monitor quando conectado à DeX são adaptadas para o formato do monitor. O layout mostrado pela Samsung lembra bastante o Windows, já que é possível abrir diversos apps ao mesmo tempo, cada um em sua “janela”. No entanto, como o The Verge ressalta, a usabilidade dos aplicativos na tela horizontal de um monitor vai variar muito de app para app. 

publicidade

Suporte a aplicativos

No momento, alguns aplicativos que já estão otimizados para funcionar com a DeX são os do pacote Office, da Microsoft, e a suíte da Adobe. A parceria com a Microsoft, aliás, faz sentido: a empresa fundada por Bill Gates vem há tempos tentando popularizar um recurso semelhante que se chamaria Continuum, e permitiria que o usuário alternasse entre o Windows 10 em PCs e celulares de maneira fluida. 

Por enquanto, o navegador da Samsung – que poucas pessoas usam com frequência – é o único otimizado para uso com a DeX. Isso significa que, ao menos no futuro mais imediato, o aparelho não será muito útil caso você queira passear pela internet.

Mas a Samsung não parece muito preocupada com isso: a empresa deu a entender que o dispositivo é voltado para situações de trabalho, quando aplicativos básicos precisam ser usados com urgência, e que ele não foi feito para substituir computadores.