A Qualcomm fez hoje uma demonstração do Snapdragon 835, seu novo processador top de linha, em sua sede em São Paulo. Durante o evento, a empresa mostrou uma série de recursos que o processador do Samsung Galaxy S8 e do Sony Xperia ZX Premium vai trazer, e muitos deles ainda não estão disponíveis em nenhum outro aparelho do mercado.

É o caso desses que a gente elencou aqui abaixo. A empresa promete que o novo processador deve trazer novos casos de uso para os celulares, e diante do que ela mostrou, essa promessa parece fazer sentido. Abaixo, mostramos seis recursos do Snapdragon 835 que nenhum processador atualmente disponível no mercado oferece:

publicidade

Mostra 60 vezes mais cores

O Snapdragon 835 é compatível com a tecnologia HDR10. HDR significa “High Dynamic Range”, que indica um elevado alcance dinâmico dos píxels: eles são capazes de ir de um preto completamente escuro a um branco muito claro, com todas as gradações entre os dois. Mas o mais interessante é o “10” depois do HDR. Normalmente, os processadores usam oito bits para cada um dos três canais de cor (vermelho, verde e azul), o que lhes possibilita mostrar cerca de 16 milhões de cores; o Snapdragon 835 tem suporte para cor de dez bits, o que eleva em sessenta vezes esse número. O gif acima mostra a diferença que isso faz.

Sabe reconhecer objetos

Uma das novidades que o último processador da Qualcomm traz é um circuito de machine learning integrado. Isso permite que ele execute tarefas de inteligência artifical e aprendizagem de máquina nativamente. Normalmente, quando um celular precisa fazer uma tarefa desse tipo (como reconhecimento de voz), ele coleta os dados, envia-os a um servidor e recebe a resposta do servidor. O Snapdragon 835 consegue fazer essa tarefa sozinho, o que lhe permite, entre outras coisas, reconhecer objetos: aponte a câmera do aparelho a uma maçã e ele entenderá que aquilo é uma maçã. Isso abre uma série de possibilidades para jogos e aplicativos de outros tipos interagirem com o mundo real.

publicidade

Consegue atingir 1Gbps em redes 4G

O Snapdragon 835 é um “System on Chip”, ou SoC, o que significa que ele inclui todos os componentes lógicos de um celular; um desses componentes é o modem X16, também da Qualcomm. Esse modem é compatível com a categoria 16 de redes 4G – as mais novas e mais rápidas do mercado. Em redes desse tipo, um smartphone equipado com ele é capaz de atingir velocidades de download de até 1gbps – ou cerca de 125Mbps, mais do que muitas redes Wi-Fi. O interessante é que esse modem também usa menos recursos da infraestrutura de rede, o que acaba agilizando as redes 4G até para quem tem smartphones mais antigos.

Reprodução

Consome 25% menos bateria que o top de linha anterior

Fabricado num processo de dez nanômetros, o Snapdragon 835 têm mais transistores que o 821 (seu antecessor) em uma área menor. Isso permite que as placas lógicas associadas ao processador sejam menores também, o que, a princípio, permite que as fabricantes desenhem celulares mais finos. Na foto acima, dá pra ver o Snapdragon 835 ao lado do 820 (que é maior que ele) e de uma moeda de cinco centavos.

publicidade

Mas além disso o processador também gasta menos energia para realizar as mesmas tarefas. De acordo com a empresa, apesar de ocupar cerca de 35% menos espaço que o 821, o 835 tem uma eficiência energética cerca de 25% maior. Assim, mesmo que um celular equipado com ele não seja usado para tarefas muito exigentes, ele ainda trará uma vantagem.

Carrega cinco horas em cinco minutos

A atualização das linhas de processadores da Qualcomm também trouxe uma atualização de suas tecnologias de carregamento rápido. A versão mais recente é a Qualcomm QuickCharge 4.0, e o Snapdragon 835 é compatível com ela. Segundo a empresa, ela é 20% mais rápida e 30% mais eficiente, além de provocar menos aquecimento no dispositivo enquanto ele está carregando. Num exemplo prático dado pela empresa, um smartphone com bateria de 3000 mAh de capacidade (como a do Moto G4 Plus) poderia conseguir cinco horas de carga com apenas cinco minutos espetado na tomada.

publicidade

Tem som basedo em objetos

A Qualcomm também pretende que seu novo processador seja usado em dispositivos de realidade virtual, o que significa que ele precisa de um desempenho gráfico muito bom. Mas outro componente importante na sensação de imersão em experiências desse tipo é o som: se o som vem sempre do mesmo lugar quer algo esteja à sua direita ou à sua esquerda, a ilusão de movimento é perdida. Para não cair ness armadilha, o Snapdragon 835 é compatívelcom a tecnologia de som baseado em objetos. O que ela faz é assosciar determinado som à sua fonte emissora em realidade virtual; em seguida, ela traduz o som dessa fonte para os seus fones estéreo de acordo com a posição do objeto, sua posição e o ângulo da sua cabeça. E, com isso, quando algo faz barulho em realidade virtual, você consegue saber exatamente de onde veio o som.