Apesar de úteis, as impressoras às vezes apresentam problemas que, normalmente, os usuários não sabem como solucionar. Veja quais são os problemas mais comuns apresentados pelas impressoras e como resolver:

1. Fila de impressão
A fila de impressão se forma quando a impressora tem um acúmulo de arquivos que precisam ser impressos, que pode ser causado por algum problema no papel ou arquivos muito pesados, e acaba atrasando todo o processo. 

Nesse caso, se o seu computador for um Windows, basta acionar o “Ctrl+Alt+Del”, abrir o painel de controle e cancelar os arquivos que estão apresentando problema. Caso seja um Apple, essa função é encontrada em “Utilitários de Impressão”.

2. Tinta
Caso a folha tenha saído em branco ou então manchada, o problema é na tinta – se ela estiver velha e seca, a impressora pode parar de funcionar. Para resolver o problema, basta trocar ou recarregar o cartucho. Não se esqueça de verificar se ele está instalado corretamente e evite produtos piratas, pois, além de danificarem o aparelho, podem ser recusados pela impressora.

publicidade

3. Papel preso
Um problema muito comum entre as impressoras é o engasgo com papel, o que significa que a folha de papel ficou presa na máquina. Se isso acontecer, desligue a impressora e puxe, com cuidado, o papel para fora, seguindo o sentido em que ele sairia normalmente.

Verifique se não ficou nenhum pedaço preso na impressora, coloque novas folhas e ligue. O processo de impressão deverá recomeçar de onde foi interrompido. Para evitar que o papel engasgue novamente, organize as folhas na bandeja de impressão e confira se elas não estão coladas umas nas outras, para evitar que a impressora puxe várias ao mesmo tempo.

4. Queda de energia 
Caso haja uma queda de energia enquanto você está utilizando a impressora, desligue-a imediatamente. Além de evitar danos quando a energia voltar, você ainda impede que o processo de impressão recomece enquanto você remove a folha parcialmente impressa. 

Retire o papel que ficou impresso pela metade, ligue a impressora e veja se ela não indica nenhum sinal de erro. O aparelho deve retomar a impressão sozinho, se não, mande o arquivo para impressão novamente.

5. Papel fotográfico
Os papéis fotográficos possuem um lado certo de impressão, já que o outro não absorve tinta e pode sujar toda a impressora. Se você colocou o papel do lado errado, tente interromper a impressão e retire-o com cuidado para não espalhar a tinta – você pode utilizar lenços ou papel toalha para não sujar as mãos. 

Se não deu tempo de cancelar a impressão e a tinta se espalhou, utilize produtos de limpeza para retirar a mancha. Caso a tinta tenha caído dentro da impressora, abra a tampa de acesso aos cartuchos, retire-os e desligue a máquina; passe um pano que não solte fiapos com um pouco de álcool para tirar a tinta. Depois disso, faça um teste de impressão e verifique se o papel não ficou manchado.

Essas são as soluções para os problemas mais comuns com as impressoras, se o seu aparelho estiver apresentando falhas, fazendo barulhos estranhos ou então não ligar, procure uma assistência técnica.