O Facebook anunciou ontem que os usuários do Messenger poderão começar a contar com a ajuda de uma assistente virtual que a empresa já havia mostrado em 2015. Chamada simplesmete de “M”, a ferramenta terá um funcionamento semelhante ao do Google Assistente no Allo, ajudando o usuário a usar todos os recursos do aplicativo e facilitando suas interações com os contatos.

A M usa inteligência artificial para entender do que os participantes de uma conversa estão falando e oferecer sugestões para deixar a conversa mais rápida e divertida. Ela sugerirá gifs e stickers adequados ao tom da conversa do usuário, ajudará a coordenar planos para marcar um encontro e mostrará a opção de criar uma enquete caso o grupo queira fazer uma votação.

Fora isso, a M também ajudará os usuários a ver mais recursos do aplicativo que podem facilitar sua vida, como o de enviar dinheiro, o de compartilhar sua localização e o de solicitar um Uber. O vídeo abaixo mostra o funcionamento da M:

publicidade

-> Tudo sobre o Facebook: história e dicas de segurança para usar a rede social!
-> Como entrar no Facebook: problemas comuns e dicas de login
-> Messenger: confira os principais recursos e dicas para usar o aplicativo

Lendo e entendendo

De acordo com a rede social, essas sugestões da M já vinham sendo testadas com uma “pequena porcentagem de usuários ao longo dos últimos meses – e [o teste] tem sido um grande sucesso”. Bastará que os usuários comecem a usar o Messenger para que a assistente virtual apareça. Obviamente, também será possível ignorar as sugestões dela e desativá-la totalmente por meio das configurações do aplicativo.

Como outras ferramentas de inteligência artificial, a M, segundo o Facebook, se tornará mais inteligente conforme for sendo usada. Ela aprenderá com a maneira como os usuários utilizam o aplicativo para melhorar suas sugestões. E sim, isso significa que ela lerá e analisará os dados enviados pelo usuário, o que pode acrescentar mais uma preocupação de segurança e privacidade a um aplicativo que já não é exatamente nota 10 nesse quesito.

Por enquanto, a M está começando a chegar para os usuários do aplicativo nos EUA. A empresa promete que ela chegará para todos em breve; antes disso, porém, os usuários de outros locais deverão ver “uma maneira redesenhada de compor mensagens”, segundo a rede, que “oferece uma maneira mais rápida e fácil de descobrir e acessar recursos do Messenger, como nossas ricas ferramentas de mensagens visuais”, em provável referência a uma de suas cópias do Snapchat.