Jogar no PC é uma ótima opção, especialmente considerando preços baixos de games em lojas digitais como Steam, além de inúmeras opções de emuladores. Mas nem sempre o teclado e o mouse formam a melhor configuração para games, e por isso é sempre bom ter um controle convencional por perto.

Por sorte, você não precisa necessariamente comprar um controle caro para poder jogar no PC – pode usar um que está aí do seu lado. Como o DualShock 4, o controle do PlayStation 4, por exemplo. É possível fazer ele funcionar em PCs com Windows, mas não é tão simples como pode parecer.

O controle do PlayStation 4 se conecta ao console por uma conexão wireless, sem a necessidade de qualquer conexão cabeada (exceto para recarregar a bateria). Você imaginaria, então, que conectá-lo ao seu computador fosse uma tarefa igualmente simples. Mas, infelizmente, não é o caso.

Embora alguns jogos já ofereçam suporte nativo ao DualShock 4, ainda há jogos que não conseguem reconhecer o controle se você simplesmente conectá-lo ao computador. Teoricamente, se você usar o Steam para iniciar algum jogo no PC, o Steam detectará o controle; mesmo assim, em alguns casos, ele não funciona.

publicidade

Felizmente, no entanto, há um programinha que pode ser baixado que faz com que o controle funcione para jogos de PC mesmo nesses casos. Ele se chama DS4 Windows e, resumidamente, faz uma ponte entre o seu controle e o computador. Com isso, você conseguirá fazer o DualShock 4 funcionar com ainda mais jogos. Veja a seguir como fazer isso.

1. Baixe o DS4Windows por meio deste link. Caso seu computador tenha processador de 64 bits, baixe a versão x64. Se for de 32 bits, faça o download da versão x86;

2. Quando o arquivo terminar de ser baixado, abra a pasta e selecione o arquivo “DS4Windows”;

3. Você precisará escolher onde os dados do programa serão salvos. O mais prático é simplesmente clicar em “Program Folder”;

Reprodução

4. Será necessário agora baixar o driver do DS4Windows. Para fazer isso, basta clicar na primeira opção. O download e a instalação serão feitos automaticamente;

Reprodução

5. Conecte o controle ao computador usando um cabo USB. Ele deverá aparecer no menu do programa, sob a aba “Controllers”. Se isso não acontecer, reinicie o programa mantendo o controle conectado;

Reprodução

6. Agora, sim, o controle deverá aparecer. Lembre-se de que é necessário manter o programa aberto para que o controle funcione.