O Telegram, aplicativo de mensagens rival do WhatsApp, anunciou nesta quarta-feira, 12, a chegada de um recurso muito esperado pelos brasileiros. São as chamadas de áudio, que já estavam disponíveis em outros países desde o fim de março.

Para usar a novidade, é bem fácil. Basta abrir o Telegram e selecionar o contato com quem você quer falar. Toque no ícone de três pontinhos no canto superior direito da tela e depois selecione “Ligar”. A chamada funciona exatamente como uma ligação telefônica.

publicidade

Reprodução

A diferença, obviamente, é que a conversa se dá pela internet, e não pela linha telefônica da sua operadora. Se você estiver na rua, usando internet 3G ou 4G, o sistema pode se adaptar para consumir menos dados e, na conexão Wi-Fi, aumentar a qualidade ao máximo para melhorar a comunicação.

publicidade

O diferencial do recurso em comparação com o do WhatsApp é que o Telegram se baseia em inteligência artificial para otimizar o desempenho das chamadas. Usando redes neurais que aprendem sobre velocidade da rede e outras informações sobre a qualidade da conexão, o aplicativo é capaz de otimizar a qualidade dependendo da situação.

Além disso, o app preza pela segurança e privacidade dos usuários, e por isso as chamadas de voz também são criptografadas de ponta a ponta. Além disso, é possível filtrar quem pode ou não pode entrar em contato com você por chamadas de voz, ou até desativar o recurso totalmente.

publicidade

O Telegram está disponível para Android e iOS.