EnglishPortugueseSpanish
publicidade

ATUALIZAÇÃO: Ao contrário do que foi inicialmente noticiado, com base na imprensa internacional, a versão beta do iOS 10.3.2 ainda não marca o fim do suporte aos iPhones 5 e 5c. A Apple lançou uma segunda versão de testes do iOS 10.3.2 que traz o suporte aos aparelhos com processadores de 32 bits, garantindo que os modelos citados continuarão atualizados pelo menos até o lançamento do iOS 11. 

Abaixo, a nota original:

publicidade

O iPhone 5, lançado em 2012, chegou ao seu fim. A Apple anunciou que a próxima atualização do sistema operacional, com a numeração 10.3.2, só será lançada para o modelo 5s e os outros mais recentes, excluindo também o iPhone 5c, que é o iPhone 5 com uma carcaça diferente.

Apesar de o abandono já ser esperado, ele acontece de uma forma inusitada. Tradicionalmente, a Apple abandona seus celulares antigos apenas com o lançamento de uma nova geração do iOS. Já era esperado que o iPhone 5 fosse abandonado, mas isso só deveria acontecer com a chegada do iOS 11.

O fato foi descoberto com o lançamento da versão beta do iOS 10.3.2, que traz poucas mudanças, com apenas algumas correções e novos comandos para a Siri. A principal novidade é o fato de que a versão é suportada apenas por processadores de 64 bits, o que exclui os modelos de iPhone 5 e 5c, os últimos com processadores de 32 bits.

A transição para um iOS exclusivo de 64 bits também já era esperada, mas, como dito anteriormente, a surpresa está no abandono repentino, no meio da geração iOS 10. A Apple não fala publicamente sobre o assunto, então não dá para saber o que motivou a empresa a tomar a decisão seis meses antes do esperado.

publicidade

A ação da Apple deve incomodar alguns milhões de usuários. Em dezembro de 2016, a consultoria BMO Capital Markets indicou que existem 715 milhões de iPhones em uso; um outro estudo, da Mixpanel, divulgado em abril, apontou que 3,77% deles são o iPhone 5 e 2,34%, o 5c, totalizando 6,11% do total de usuários de iPhone. Isso significa que cerca de 43,7 milhões de usuários da Apple estão prestes a ter seu celular abandonado.

[PhoneArena]