Surpresa: depois de apenas 6 meses do lançamento do NES Classic Edition, uma versão menor e repaginada do clássico Nintendinho com 30 jogos na memória, o console já foi descontinuado pela Nintendo.

A empresa já confirmou a sites como IGN e The Verge que ao longo de abril as lojas receberão o último carregamento do novo-velho console, e o comunicado orienta possíveis consumidores que entrem em contato com lojas para se informar sobre a disponibilidade do console.

publicidade

O NES Classic foi um caso interessante. Lançado em novembro, ele foi um sucesso imediato. O sucesso foi tanto que, na verdade, o console virou uma dor de cabeça para a Nintendo e consumidores que simplesmente não conseguiam mais encontrar o produto em lojas. Ao mesmo tempo, aqueles que conseguiam adquirir, compravam várias unidades de uma vez para revendê-las com preços acima do sugerido de US$ 60.

A empresa não diz, no entanto, qual foi o motivo para a decisão de matar o NES Classic, e apenas pede desculpas aos interessados que esperaram e não conseguiram comprar o produto pela quantidade reduzida de unidades produzidas. Em dezembro, a empresa chegou a informar que 200 mil unidades foram vendidas nos Estados Unidos.

publicidade

Fica o mistério. As especulações sobre o que pode ter matado o NES Classic tão cedo já correm soltas, algumas apontando que o lançamento foi apenas uma forma de gerar burburinho para o Switch. Após o lançamento do console, deixou de ser interessante ter o outro aparelho no mercado, especialmente quando o Switch provavelmente também deve ganhar suporte a jogos de Nintendinho pelo Virtual Console em pouco tempo.

[The Verge, IGN]