Se você recebeu um arquivo PDF e precisa editá-lo ou convertê-lo para outro formato, existem algumas maneiras de realizar essa tarefa. Arquivos desse tipo são usados, geralmente, para impedir que alguém altere seu conteúdo.

Para aprender a salvar um arquivo em PDF, clique aqui. O caminho inverso pode ser feito com uma ferramenta bem simples, o SmallPDF. A página permite converter e editar arquivos PDF para formatos como Word, Excel, JPG e PPT, e o contrário também.

O serviço pode ser usado gratuitamente duas vezes por hora. Caso exceda esse número, é necessário usar mais uma hora ou, se preferir, fazer uma assinatura e pagar US$ 6 por mês. A página está disponível em portugês e tem essa aparência:

Reprodução

publicidade

Para começar a editar um PDF, basta escolher o formato para o qual deseja convertê-lo. Por exemplo, para converter um PDF em Word, clique na opção correspondente e selecione o arquivo.

Reprodução

A página vai começar a conversão automaticamente. Fique atento: o processo pode demorar, dependendo do tamanho do arquivo.

Reprodução

Você será avisado quando o processo terminar. Depois, basta baixar o arquivo para editá-lo.

Reprodução

O mesmo processo pode ser realizado para transformar um arquivo em PDF. A ferramenta permite ainda realizar tarefas como proteger, desproteger, girar, dividir em duas ou mais partes e unir novamente um PDF.

Leia também: como juntar vários PDFs em um só!