O Google anunciou hoje a nova versão do Google Earth, o seu serviço de exploração da Terra com base em imagens de satélite. O novo design do aplicativo coloca mais foco nas ferramentas de descoberta e exploração do serviço, transformando-o numa espécie de “guia turístico virtual”.

A princípio, o Google Earth continua funcionando da mesma maneira. Você pode navegar pelo globo terrestre e ver imagens de satélite dos locais que quiser. Também é possível realizar buscas por locais específicos, mas agora essas buscas ficarão um pouco mais interessantes: o app começará a mostrar pequenos cards de informação sobre os locais pesquisados, com dados geográficos e históricos sobre os países, cidades, parques ou monumentos.

publicidade

Também há agora um botão 3D que cria renders tridimensionais dos locais visualizados. Com ele, é possível ter uma imagem mais nítida dos locais explorados (já que a tradicional visão de cima não dá muita noção de espaço vertical). A qualidade dos renders, no entanto, dependerá do seu hardware. É posssível compartilhar essas vistas como um “cartão postal”, enviando aos amigos uma imagem com o link para a localização.

Reprodução

publicidade

Viajando sem sair de casa

Mas a principal novidade é o Voyager, uma aba no serviço que mostra algumas “viagens” guiadas e interativas disponíveis na plataforma. Essas viagens misturam recursos do Google Earth com o Google Street View para dar aos usuários uma experiência imersiva em alguns locais (como parques ou cidades) ou temas (museus e aeroportos ao redor do mundo, por exemplo).

publicidade

Dentre as “viagens” disponíveis estão seis programas de “tesouros naturais”, feitos em parceria entre o Google e a BBC, passeios por Machu Picchu e viagens por ilhas remotas do mundo. Alguns desses passeios incluem comentários de especialistas: a zoóloga Jane Goodall acompanha os usuários na viagem pelo Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, por exemplo.

Finalmente, há também um botão “Estou com sorte”, que, assim como o do buscador, leva o usuário para um local aleatório. A plataforma também mostra um card de informação sobre um local e sugestões de vistas interessantes para o usuário explorar.

publicidade

O novo Google Earth já está disponível para o Chrome, com versões para Android, iOS e outros navegadores chegando “em breve”, de acordo com a empresa.