Recentemente, a Microsoft anunciou o fim do suporte ao Windows 7 e 8.1 em processadores de última geração da Intel (Kaby Lake) e AMD (Ryzen). A comunidade de usuários que se recusam a migrar para as novas plataformas já reagiu e publicou um hack que permite que as atualizações do sistema operacional continuem chegando, mesmo com novos processadores.

O criador da gambiarra se identifica como Zeffy e ele publicou a sua solução no GitHub para quem quiser fazer o mesmo em seus computadores. O hack desabilita uma alteração que a Microsoft fez em março, que tem como objetivo “habilitar a detecção de geração do processador e suporte de hardware quando o PC tenta procurar ou baixar atualizações pelo Windows Update”.

publicidade

Ao justificar o motivo por trás do hack do Windows para permitir novamente atualizações em velhas versões em novos computadores, Zeffy deixou claro que não gostou da atitude da Microsoft, que ele julgou “essencialmente um dedo do meio gigante para todos que ousaram não atualizar para a pilha de lixo conhecido como Windows 10”.

No entanto, por mais que a solução alternativa seja capaz de resolver o problema, ela provavelmente não é uma boa ideia. Nunca se sabe se ou quando a Microsoft vai fechar a brecha que permite que as atualizações sejam recebidas; além disso, é fato que os updates não foram desenvolvidos para rodar em hardware da nova geração, então é possível que incompatibilidades aconteçam.

publicidade

Para quem for ousado o bastante para instalar a gambiarra em seu computador, o patch altera duas funções em uma DLL do Windows que verificam se a CPU e o computadores são compatíveis e bloqueiam a atualização. O problema é que o patch provavelmente terá que ser reaplicado todas as vezes que o arquivo for alterado pela Microsoft.

[ExtremeTech]