O Windows 10 “Cloud” está chegando. A versão “light” do Windows, que roda apenas apps da Windows Store, já foi vazada e deve ser oficialmente apresentada em evento de maio. Junto do novo sistema, a Microsoft também deve apresentar laptops baratos que façam uso do software.

Um documento obtido pelo site Windows Central mostra que a empresa inclusive já definiu especificações mínimas para que parceiros de hardware possam oferecer bom desempenho para o Windows 10 Cloud.

publicidade

As orientações incluem:

  • Processador quad-core (Celeron ou superior)
  • 4 GB de memória RAM
  • 32 GB de armazenamento (ou 64 GB, para processadores 64 bits)
  • Bateria superior a 40 WHr
  • Armazenamento em eMMC ou SSD
  • Tela sensível ao toque e a canetas opcional
Reprodução

Uma questão importante das orientações é o fato de que o computador precisa aguentar 10 horas de uso, o que permitiria que estudantes usassem o laptop durante um dia inteiro. O foco em educação é uma parte crucial do projeto, já que a Microsoft mira o nicho de mercado em que os Chromebooks têm crescido mais, que é dentro das escolas.

publicidade

Com apenas 32 GB de espaço em disco, também parece claro o motivo pelo qual essa versão do Windows tem sido chamada de “Cloud”. Não há muito armazenamento para guardar arquivos ou aplicativos, então a nuvem deve ter papel importante na usabilidade da máquina. É o que acontece nos Chromebooks, que aposta majoritariamente em aplicativos web para operar.

Já chegou a ser especulado que os computadores com o Windows Cloud podem ser chamados de Cloudbooks, mas essa informação só deve ser confirmada em 2 de maio, quando será realizado um evento da Microsoft com foco em educação. 

publicidade