Uma boa parte do público que usa o Windows 10 nunca comprou o sistema operacional. Ou ele veio com o computador ao adquirir um novo PC. O fato é que, para o usuário comum, o ato de comprar uma caixinha do Windows é raro, o que traz um problema: e se você precisar da chave de ativação do seu sistema operacional?

A Microsoft promete que o Windows 10 é capaz de reconhecer o hardware do seu computador e guardar essa informação em seus servidores. Assim, quando você tentar fazer uma nova instalação limpa do sistema operacional, o Windows faz a checagem do seu PC e ativa o software automaticamente.

Mas e se der alguma coisa errado? Guardar a chave do produto pode ajudar em caso de problemas. É o tipo de coisa que você espera nunca precisar, mas que vale a pena ter por perto.

Para fazer isso, existe um software muito básico e leve chamado ProduKey. Ele pode ser baixado neste link (atenção: o clique fará o download imediato do software) e pesa apenas alguns kilobytes.

publicidade

Após baixar e extrair o zip para alguma pasta de sua preferência, você só precisa executar o programa. Ao abrir, ele já mostra com bastante destaque o ID do produto (“Product ID”) e o número que você está procurando, que é a chave de produto (“Product Key”). Se você preferir, ainda pode dar um duplo clique para exibir as informações em uma janelinha que destaca mais os dados. Anote essas informações e guarde em um lugar seguro.

Reprodução