Uma das armas mais garantidas para combater a corrupção na política é informar-se bem sobre os candidatos antes de votar. Mas encontrar informações confiáveis sobre políticos e partidos pode ser complicado. Para ajudar nessa tarefa, o Reclame Aqui e a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) lançaram uma extensão do Chrome que pinta de roxo os nomes de políticos investigados, processados ou condenados.

Chamada de “Vigie Aqui”, a ferramenta pode ser instalada rapidamente pelo próprio navegador. Ela analisa todo o texto que aparece na tela do usuário e, sempre que o nome de um político com pendências jurídicas aparece, ele é pintado de roxo. Ao passar o mouse sobre o trecho, o usuário pode ver quais são os processos, denúncias ou crimes associados àquele político. O vídeo abaixo ilustra o funcionamento da extensão.

Para mostrar as informações judiciais referentes a cada político, o Vigie Aqui usa dados oficiais e públicos de tribunais federais e estaduais, como Superior Tribunal Federal, Supremo Tribunal Justiça, tribunais judiciais, tribunais regionais federais e o Tribunal Superior Eleitoral.

publicidade

Atualmente, a plataforma já detém dados sobre mais de 600 políticos, mas pretende cobrir todos os agentes dos três poderes do Estado brasileiro até 2018, em tempo para as eleições, e ter mais de 70 mil políticos cadastrados até 2020. Essas atualizações serão feitas em parceria com a PUC-PR: a universidade será responsável por fazer a coleta e inserção dos dados junto à plataforma.