O Gboard é hoje o teclado mais recomendado para você instalar no seu Android, se aparelho não saiu de fábrica com ele instalado. O Google deu mais um motivo para isso nesta quinta-feira, 27, com uma atualização que trouxe novos recursos para o aplicativo.

Com o update, o teclado trouxe suporte a novos idiomas e alfabetos, mas, para nós, brasileiros, a principal mudança está em novas ferramentas de edição de texto, que simplificam incrivelmente o controle de cursor se você quiser copiar, colar ou simplesmente modificar algo que foi escrito.

Para acessar o novo recurso, basta tocar no ícone do “G” ou da setinha (depende da sua configuração) e tocar no ícone de edição de texto, o que abrirá uma interface que facilita a seleção de texto e o ato de copiar e colar.

O Google também sugere o uso de um recurso ainda mais útil: se você quiser movimentar rapidamente o cursor pelo seu texto, basta mover o dedo horizontalmente sobre a barra de espaço. Para apagar tudo, é só deslizar o dedo da direita para a esquerda a partir do botão de deletar.

publicidade

Para completar as novidades, o Google também incluiu um modo que permite personalizar o tamanho e a posição do teclado na tela do celular. Se você quiser, pode deixar o teclado ocupando toda a parte inferior do painel, ou minimizá-lo para deixá-lo na esquerda, na direita ou até mesmo no centro. Faça como preferir.

A atualização já está sendo distribuída pelo Google Play. Você pode baixar o teclado ou verificar se o aplicativo já atualizou no seu celular neste link.