Muitos leitores enviam mensagens ao Olhar Digitalperguntando o que pode ser feito para deixar seus computadores mais rápidos, principalmente na hora da inicialização. Se você não quer gastar dinheiro com peças novas, veja como fazer isso apenas alterando algumas configurações do PC.

Desabilite a inicialização automática de programas

Diversos programas instalados contam com a opção padrão de serem iniciados junto com o Windows, como o Skype, por exemplo. Essa prática, apesar de útil em alguns casos, faz com que o PC leve mais tempo para ser completamente ligado. Veja como escolher quais programas serão abertos junto com o sistema operacional.

Reprodução

publicidade

Desabilite hardware inútil

Ao iniciar, o computador carrega drivers para todos os dispositivos ligados nele, incluindo drives de discos ópticos (CD/DVD/Blu-ray), disquetes, webcams, impressoras, antenas bluetooth, entre outras coisas pouco utilizadas, mas que entram no pacote.

Desabilitar algumas dessas peças pode fazer com que o PC gaste sua energia em processos mais importantes. Para fazer isso, abra o Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito sobre cada item e escolha a opção “Desabilitar”. Atenção: não desinstale! Ao final do processo você poderá notar uma pequena seta preta em cima do ícone, como na imagem abaixo:

Reprodução

Ativar a inicialização rápida

O Windows 10 possui um recurso pouco conhecido que permite que o computador seja ligado com mais agilidade chamado de “inicialização rápida”. Para ativá-lo clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows, vá em “Opções de Energia”, entre em “Escolher a função do botão de energia”, depois em “Alterar configurações não disponíveis no momento” e, por fim, ative a opção. Se tiver dúvidas, o tutorial completo pode ser visto aqui.

Reprodução

Aposte em um SSD

Optar por um SSD no lugar do HD convencional pode ser uma ótima forma de ganhar mais velocidade, principalmente se você não faz questão de ter uma grande quantidade de espaço livre em disco. Apesar de serem mais caros, eles gastam menos energia e deixam o PC bem mais rápido. Se estiver em dúvida sobre qual modelo comprar, veja 5 dicas para você escolher o melhor para o seu PC e o seu bolso.

Reprodução

Aposte em mais memória RAM

Se você está disposto a abrir a carteira para deixar seu computador mais rápido, um bom investimento pode ser comprar mais memória RAM. No entanto, antes de fazer isso, certifique-se de que a sua placa mãe tem capacidade para acomodar pentes mais parrudos. Veja também se a suas placas estão funcionando de forma adequada.

Reprodução