As rígidas políticas da Microsoft em torno de aplicativos para a sua nova versão do Windows, o 10 S, podem impedir o Google de disponibilizar o Chrome para o sistema operacional. Caso a gigante da tecnologia  queira que o seu navegador esteja no novo Windows, precisará mudar completamente o browser.

Segundo a Microsoft, os aplicativos do Windows Store que navegam na web devem usar mecanismos HTML e JavaScript fornecidos pela Plataforma Windows. No entanto, o código subjacente do Chrome não usa esses mecanismos atualmente.

Como o Windows 10 S só permite que os usuários instalem aplicativos diretamente do Windows Store, então essa estipulação parece eliminar qualquer possibilidade de o Chrome estar na plataforma – a menos que o Google reelabore o navegador. Mesmo assim, os usuários não terão a possibilidade de escolher o Chrome como seu navegador padrão.

Muito provavelmente o Google irá alterar o browser. A versão para o sistema iOS, por exemplo, utiliza o WebKit em vez do mecanismo Blink e é baseado na mesma fundação subjacente do navegador Safari da Apple.

publicidade

[The Verge e ZDNet]