‘Armadura’ inteligente impede que pessoa caia ao andar

Redação11/05/2017 19h44, atualizada em 11/05/2017 19h47
20170511164726
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisadores da Scuola Sant’Anna, na Itália, em parceria com pesquisadores da EPFL, na Suíça, desenvolveram um exoesqueleto que impede que as pessoas caiam.

O dispositivo é feito de fibra carbono, é colocado no corpo abaixo da cintura e pode ser personalizado para qualquer usuário em alguns minutos, com base na maneira como a pessoa anda.

O objetivo do exoesqueleto é impedir movimentos inesperados, comuns em pessoas idosas, que podem levar a uma queda, mas ele também pode ser usado por deficietes físicos, pessoas com amputações ou que sofram de distúrbios neurológicos.

Reprodução

Depois de entender como cada pessoa anda, o algoritmo da “armadura” detecta desvios da caminhada comum. Nesse momento, os motores empurram as coxas da pessoa para baixo, reestabelecendo a estabilidade do quadril.

Os responsáveis pelo projeto garantem que o aparelho não é intrusivo e que só se faz “presente” quando a pessoa está caindo. Caso contário, ele permanece leve e quase imperceptível. Por enquanto, existe apenas um protótipo, mas a ideia dos pesquisadores é disponibilizar a invenção logo.

[DailyMail]

Redator(a)

Redação é redator(a) no Olhar Digital

Ícone tagsTags: