O Windows está prestes a criar uma solução interessante para um problema que muitos já enfrentaram. Com a chegada da próxima grande atualização, batizada de Fall Creators Update, o sistema operacional ganhará uma área de transferência (também conhecida como clipboard) univesal entre vários dispositivos, mesmo que não sejam Windows.

O que isso significa? Que o comando de copiar e colar agora poderá ser universal entre todos os seus aparelhos, o que pode incluir o seu PC Windows, seu celular Android e seu iPad. Assim, se você copiar algum texto no seu computador, você pode colar no seu celular. O recurso tem várias aplicações práticas, entre as quais está a transmissão fácil de uma URL de um aparelho a outro.

A Apple possui um recurso do tipo, mas como praticamente tudo que a empresa faz, ela está restrita ao seu ecossistema composto pelo macOS e o iOS. A visão da Microsoft inclui todos os principais sistemas do momento, até porque a empresa precisa incluir celulares de outras empresas em sua visão multidispositivos pelo fato que o número de usuários do Windows 10 Mobile é cada vez menor.

Para fazer o recurso funcionar, no entanto, a empresa aposta no SwiftKey, o aplicativo de teclado que nasceu no Android e que foi adquirido pela Microsoft. Usuários que quiserem aproveitar a funcionalidade deverão ter o aplicativo como teclado padrão em seus dispositivos móveis.

publicidade

A função não é exatamente nova, mas agora ela estará integrada de forma grátis ao sistema. Até hoje, se você queria integrar dispositivos para criar uma área de transferência universal, seria necessário usar aplicativos de terceiros que normalmente são pagos.

A Microsoft também pretende incluir a função de copia-e-cola universal no Office, o que permitirá copiar texto em documentos a partir do seu celular e colar no seu PC ou vice-versa.