Reconhecidos por sua complexidade, qualidade de gráficos e tecnologia, os jogos atuais beberam na fonte de outros títulos, mais antigos, que inspiraram diversas gerações de desenvolvedores. Listamos abaixo 10 games que influenciaram e influenciam o mercado até hoje. Você provavelmente conhece alguns da lista e, se pensar bem, pode reconhecer traços de seu game atual em alguns deles. Confira:

1. Multi-User Dungeon

Reprodução

Desenvolvido em 1978, o “Mud”, como ficou conhecido o jogo de texto, ajudou no desenvolvimento de títulos com mais de um jogador e, de quebra, também inspirou uma geração de criadores de jogos de aventura e RPG.

publicidade

2. Pac-Man

Reprodução

Você com certeza conhece e, muito provavelmente, já jogou “Pac-Man”. Esse jogo simples inspirou a criação de power-ups, bônus e inimigos controlados pelo sistema. “Pac-Man” também se tornou um dos títulos mais rentáveis aos desenvolvedores, sendo licenciado para uma série de produtos que iam desde livros até sanduicheiras.

3. Tetris

Reprodução

Ainda na década de 1980, “Tetris” é até hoje um dos jogos de puzzle mais populares do mundo. Desenvolvido por Alexey Pajiton durante seu trabalho na Academia de Ciências de Moscou, o game ganhou até um termo próprio, “efeito Tetris”, que descreve qualquer experiência de lazer que se infiltra nos padrões mentais e nos sonhos de quem joga.

4. Elite

Reprodução

“Elite” foi inspirado em “2001: Uma Odisseia no Espaço”, e, apesar de parecer simples, levou dois anos para ser desenvolvido. O título abriu caminho para os jogos de mundo aberto, o que até então não era visto como algo viável comercialmente. Outro destaque é o fato de o objetivo do jogo ser a experiência – e não só a competição baseada em pontuações.

5. Super Mario Bros

Reprodução

“Super Mario Bros” não foi o primeiro jogo do tipo a ser desenvolvido pela Nintendo. Antes dele vieram “Donkey Kong” e “Mario Bros”, mas a edição foi responsável por aprimorar o gênero ao criar um mundo repleto de segredos, truques e inimigos. Outro destaque é a perfeita “sensação de jogo”, que torna a experiência do usuário algo agradável. “Super Mario Bros”, possivelmente, inspirou todos os jogos do gênero que vieram depois dele.

6. Doom

Reprodução

Um dos primeiros jogos de tiro em primeira pessoa, “Doom” gerou muita polêmica em seu lançamento por supostamente incentivar a violência. O título, em 3D, foi responsável por uma série de definições usadas até hoje em jogos do tipo.

7. Legend of Zelda: Ocarina of Time

Reprodução

Com um mundo rico e animado, diversas interações e linhas narrativas, “Legend of Zelda: Ocarina of Time” transcendeu o gênero de RPG, tornando-se uma espécie de “escola” para os designers de jogos.

8. Metal Gear Solid

Reprodução

“Metal Gear Solid” entra nesta lista por sua sensação cinematográfica, pela presença de personagens intrigantes e a interação com o ambiente que influenciou todos os jogos de ação e aventura dos anos 1990. Outro destaque do game é sua narrativa de longo alcance.

9. Grand Theft Auto III

Reprodução

“GTA III” levou a série à tecnologia 3D e a estrutura e estilo do jogo influenciaram vários jogos que apresentam ao jogador uma série de missões, sejam elas secundárias ou não, além de trazer detalhes de jogos e RPG, com a tomada de decisões, e de tiro, algo bastante presente na série.

10. Spelunky

Reprodução

Nem sempre a influência vem de um título bastante conhecido. “Spelunky”, de 2008, é um jogo indie que despertou o interesse do setor por seus elementos de design, seus ambientes e uma série de detalhes que, até hoje, são usados em games do gênero.

[The Guardian]