Em breve, o mundo será dominado pela inteligência artificial. Mas não se preocupe, não estamos falando de robôs assassinos e máquinas de guerra com formato humanoide. Estamos falando da tecnologia que dará às pessoas o poder para fazer mais em menos tempo.

Afinal de contas, já estamos cercados pela inteligência artificial no nosso cotidiano. Todos os principais smartphones do momento vêm com essa tecnologia, do Galaxy S8 ao Google Pixel, passando pelo LG G6 e o iPhone 7. 

Sistemas computadorizados capazes de “raciocinar”, quase como seres humanos, estão se popularizando rapidamente. O Google Assistente já pode conversar com o usuário e entender suas necessidades por meio de mensagens de texto, enquanto a Siri faz o que o usuário quiser a partir de comandos de voz.

São sistemas capazes de realizar tarefas simples em um período de tempo bem menor, garantindo mais eficiência e agilidade para a vida moderna. Mas quem está construindo essa tecnologia que tem crescido tão rapidamente no mundo todo? E o que as empresas precisam para criar a IA do futuro?

publicidade

A resposta para as duas perguntas pode ser encontrada no PowerAI, da IBM. Trata-se de um framework de aprendizado de máquina para empresas que usam servidores baseados nos processadores Power da IBM. É uma iniciativa colaborativa, que visa acelerar mais ainda o desenvolvimento da inteligência artificial na indústria.

Recentemente, o PowerAI ganhou suporte à biblioteca open-source de aprendizagem de máquina TensorFlow, do Google. A plataforma está aberta ao público desde o ano passado, mas já é uma das mais populares no GitHub. O PowerAI também oferece suporte a outros repositórios, como CAFFETheano, Torch, cuDNN e NVIDIA DIGITS.

Através do PowerAI, desenvolvedores podem criar e testar suas aplicações de inteligência artificial num ambiente seguro e cheio de recursos, com direito a alto poder de processamento tanto de cálculos quanto de gráficos. É o ambiente ideal para quem já compartilha seus trabalhos no TensorFlow e quer contribuir ainda mais com a evolução da tecnologia.

O PowerAI oferece o método mais rápido para desenvolvedores treinarem algoritmos de aprendizagem de máquina usando o TensorFlow ou qualquer outro repositório. Graças a essas iniciativas, é possível aprimorar códigos até 30 vezes mais rapidamente.

O que a inteligência artificial precisa para ficar ainda melhor é treino – algoritmos que permitam às máquinas aprender com as próprias experiências e melhorar gradativamente sem o apoio constante de humanos. É assim que essa tecnologia evolui. E quem não quer chegar ao futuro mais cedo?