Com a ajuda da tecnologia, em breve será possível enxergar o que existe atrás de uma parede. A técnica, desenvolvida por pesquisadores alemães, usa o Wi-Fi para tirar fotografias em três dimensões – ou hologramas – de objetos e pessoas. “Os sinais Wi-Fi podem, basicamente, escanear uma sala”, explica Phillip Holl, da Universidade Técnica de Munique.

O método usa duas antenas: uma fixa e outra que se move. A fixa registra o campo Wi-Fi de referência, no local em que se encontra, enquanto a antena móvel consegue registrar o mesmo campo, mas de pontos diferentes.

Elas registram não só a intensidade de um sinal, mas também a sua fase, que é uma propriedade de luz das ondas. Com a ajuda dessas informações, um software constrói imagens bidimensionais e, em seguida, as une em hologramas em 3D. Na prática, a técnica consegue capturar “sombras” de Wi-Fi em objetos 3D que estejam do outro lado da parede.

O dispositivo é capaz de identificar a forma de qualquer objeto que possui mais de quatro centímetros. “Se houver uma xícara de chá em cima de uma mesa, você vai conseguir que existe algo lá, mas não o que realmente é”, conta.

publicidade

Segundo o pesquisador, ao usar uma série de antenas, será possível ajudar médicos e bombeiros em um resgate, por exemplo, a encontrar pessoas em escombros, ou policiais a ver se existe alguém em uma casa. “Usando um drone, será possível mapear o interior de um edifício inteiro em 20 ou 30 segundos”, conta.

Holl diz que a tecnologia está em fase de protótipo e que possui resolução limitada, mas há boas perspectivas.

Veja como funciona:

[BusinessInsider]