A assistente de voz da Apple pode fazer muito mais coisas do que você imagina. Além de realizar tarefas básicas, que podem poupar bastante tempo, a Siri é capaz de alguns truques divertidos. Listamos abaixo 20 coisas que é possível fazer em um iPhone usando a voz. Confira:

1. Lembretes

Você pode pedir à Siri que te lembre de realizar alguma tarefa. Basta dizer: “Me lembre de (o que você gostaria que fosse lembrado)”. A assistente vai adicionar um lembrete às suas tarefas.

2. Definir alarmes

publicidade

Basta dizer: “Me acorde às (hora em que você gostaria de ser acordado)”. O despertador será programado no horário solicitado. Você pode também pedir para ser acordado quando for tirar uma soneca dizendo: “Me acorde em quarenta minutos”, por exemplo.

3. Previsão do tempo

Pergunte à Siri se vai chover hoje para conferir a previsão do tempo completa. Você pode perguntar também se está frio lá fora ou qual é a previsão de temperatura máxima do dia.

4. Cálculos

Se você precisa realizar cálculos rapidamente, pode perguntar qual é o resultado. E não é necessário fazer só perguntas fáceis. A assistente resolve porcentagens, divisões, somas e até perguntas como: “Quantas colheres de chá existem em uma colher de sopa?”.

5. Pontos de interesse

Está perdido no trânsito e sem gasolina? Pergunte à Siri: “Qual é o posto de gasolina mais próximo?”. Se estiver querendo comer algo, basta perguntar “qual é o café mais próximo” para encontrar o estabelecimento rapidamente.

6. Bolsa de valores

Ao perguntar: “Como está a Bovespa hoje?”, é possível obter resultados de ações em tempo real. O comando funciona também com outras bolsas de valores.

7. Conversão de moedas

Pergunte à Siri quantos reais valem US$ 200, por exemplo, para conferir a cotação em tempo real. O sistema, que possui suporte a uma série de moedas, vai realizar o cálculo rapidamente.

8. “Mostre minhas selfies”

Você pode pedir para abrir pastas específicas de imagens. Além das selfies, é possível solicitar imagens em determinada data ou local, como: “Mostre as fotos que tirei em Salvador”.

9. Abra aplicativos

Peça à Siri para abrir qualquer aplicativo que você tenha instalado para evitar o trabalho de ter que procurá-lo em suas pastas.

10. Buscas específicas

Quer encontrar fotos de baleias no Google? Diga: “Buscar fotos de baleias” para  visualizar as imagens.

11. Ligações

Se estiver dirigindo e precisar fazer uma ligação, diga “ligar para” e o nome do contato desejado. Você também pode dizer: “Ligar para 45609300” para que o sistema disque os números.

12. Configurações

Peça à Siri para ativar o modo Não Perturbe, para aumentar a claridade da tela ou desligar o Wi-Fi. Se preferir, diga: “Abra os ajustes” para acessar todas as configurações.

13. Estabeleça vínculos

Diga à Siri coisas como: “Minha irmã é Maria da Silva” para que ela consiga realizar tarefas como “ligue para minha irmã” sem precisar mudar o nome do contato.

14. Curiosidades

Você pode perguntar coisas como: “Qual é a maior cidade do Brasil?” ou “Qual é a altura do Pico do Jaraguá?” para conferir a resposta dessas questões.

15. Novas mensagens

Peça à Siri para ler suas novas mensagens e não perca nenhuma delas. Se quiser enviar uma mensagem, diga: “Enviar mensagem para”, ou “Fala para (o nome do contato) que vou me atrasar” e “Mensagem de texto para”.

16. Localização

Se perdeu? Pergunte: “Onde estou?” para se localizar rapidamente.

17. Cara ou coroa

Peça à Siri para jogar uma moeda quando quiser decidir algo no “cara ou coroa”. Você pode pedir também para ela jogar um dado.

18. Músicas

Além de solicitar tarefas como pular, avançar ou voltar uma faixa musical, é possível pedir à assistente que toque as músicas mais populares de determinado artista ou banda. Se estiver ouvindo uma música e quiser saber qual é o nome dela, diga: “Qual é o nome dessa música?” ou “Quem canta essa música?”.

19. Uber

Você pode pedir um Uber usando somente a voz. Diga “solicite um Uber” para chamar um motorista e “informe o status do meu Uber” para saber a localização do motorista. É possível ainda trocar a categoria ao dizer: “Mostre as opções de viagem da Uber”.

20. Facebook

A Siri consegue publicar na sua linha do tempo mediante solicitação. Diga coisas como: “Publicar no Facebook: ‘Indo ver um filme'” ou: “Escreve na minha linha do tempo: ‘Adorei o fim de semana'”.