O WhatsApp é um dos serviços mais queridos do brasileiro (e do mundo), com mais de 1 bilhão de usuários, mas nada disso adianta se o app ocasionalmente apresenta instabilidade e cai. Novos rumores apontam que o aplicativo está prestes a dar uma solução para o problema, embora alguns usuários não gostem: aproveitar a infraestrutura da sua empresa-mãe, o Facebook.

Como informa o perfil no Twitter @WABetaInfo, que costuma antecipar novos recursos do aplicativo, a mudança vem com o intuito de melhorar a conexão, tornando o serviço mais rápido e estável.

publicidade

Se confirmada, a mudança deve trazer mais estabilidade e reduzir as quedas do WhatsApp. Historicamente, o aplicativo é conhecido por sustentar uma base gigante de usuários com poucos funcionários e uma estrutura enxuta; com mais de 1 bilhão de pessoas usando a plataforma, talvez o formato tenha chegado ao seu limite, ao ponto de forçar mudanças. O Facebook, por sua vez, é uma das maiores empresas do mundo, com data centers gigantes espalhados por vários pontos do planeta e total capacidade de sustentar um serviço de grande escala.

Até hoje, as duas infraestruturas funcionavam de forma independente, embora o Facebook tenha começado há algum tempo a coletar dados de usuários do WhatsApp e fazer relações entre as bases da rede social e do aplicativo. Mas, do ponto de vista estrutural, as duas coisas ainda se mantinham separadas.