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Já faz tempo que o Facebook hospeda vídeos em sua plataforma, mas a rede social de Mark Zuckerberg parece ter planos de ir muito mais longe. Múltiplas fontes familiarizadas com a situação contaram à Reuters que a empresa está em negociação com sites como BuzzFeed, Vox e ATTN para criar programas de vídeo exclusivos para a rede social.
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As fontes, que pediram para não ser identificadas porque as negociações são confidenciais, disseram que os programas terão dois formatos diferentes. Alguns serão shows roteirizados, com duração de 20 a 30 minutos e intervalos comerciais, e o Facebook será o proprietário desses conteúdos; outros serão de propriedade dos próprios criadores, terão de cinco a dez minutos de duração com comerciais não especificados e poderão ser roteirizados ou não.
Pelos programas do primeiro tipo, a rede social pagará até US$ 250 mil por episódio. Os mais curtos, por sua vez, custarão de US$ 10 mil a US$ 35 mil ao Facebook. Nos dois casos, a plataforma ficará com 45% da receita gerada com publicidade, com o resto indo para os criadores. A estratégia é semelhante à usada pela Netflix e pela Amazon para comprar programas para suas plataformas de streaming (com a diferença de que elas não mostram comerciais).
A TV do futuro
Não é a primeira vez que o Facebook dá indícios de que pretende se transformar na TV do futuro. Além de já possuir uma grande quantidade de vídeos e de conteúdo ao vivo, a rede social vem testando, por exemplo, a transmissão ao vivo de partidas de esportes tradicionais – incluindo futebol – e de campeonatos de eSports, até mesmo com áudio em português.
Essas medidas seriam uma maneira de a rede social disputar a atenção dos usuários com outros serviços de vídeo, como o YouTube, a Netflix e, naturalmente, os canais tradicionais de televisão. O YouTube já vem investindo na produção de conteúdo original por meio do YouTube Red, e a Netflix também investe na criação de séries e documentários originais, até mesmo no Brasil.
Mas o objetivo ao atrair mais atenção dos usuários seria, no final das contas, obter mais dinheiro de publicidade. Para os anunciantes, quanto mais pessoas assistem a vídeos em uma plataforma – e quanto mais tempo elas ficam -, mais interessante é anunciar nela.