O sistema operacional Windows 10 possui algumas configurações que podem atrapalhar por questões de privacidade, rapidez ou conveniência. Veja oito configurações que são ativadas por padrão, mas que é possível desativar:

  1. Atualizações de compartilhamento de arquivos
    Um dos recursos do Windows 10 é o sistema de entrega de atualizações otimizado, que permite fazer o download de atualizações de outros computadores com o Windows 10 pela internet e não apenas dos servidores da Microsoft.
    É possível desativá-lo acessando as “Configurações” e depois “Atualização e Segurança”. Vá até as “Opções avançadas” e desative a opção “Fornecer atualizações para outros produtos Microsoft quando eu atualizar o Windows”.
  2. Notificações
    A Central de Ações do Windows é um acesso rápido para todas as notificações. Para evitar receber alertas toda hora, vá em “Configurações”, depois em “Sistema” e em “Notificações e ações”. Desative as opções “Obter notificações de aplicativos e outros remetentes” e “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”.
  3. Sugestões de aplicativos
    O Windows costuma sugerir aplicativos para o usuário através do menu Iniciar. Para desativar essa função, vá em “Personalização”, lá nas configurações, depois acesse a opção “Iniciar” e desative a opção “Ocasionalmente mostre sugestões em Iniciar”.
  4. Anúncios segmentados
    A Microsoft acompanha as suas preferências e hábitos de navegação para utilizar em anúncios segmentados. Para evitar que isso aconteça, entre em “Privacidade” nas configurações e, na aba “Geral”, desative a opção “Permitir que os aplicativos usem minha ID de anúncio para experiência entre aplicativos”.
  5. Cortana
    Ao configurar a assistente pessoal Cortana, o sistema recolhe diversas informações para reconhecer o usuário. Caso você não queira, em “Privacidade”, vá em “Fala, escrita à tinta e digitação” e clique em “Parar de acessar minhas informações”. 
  6. Aplicativos em segundo plano
    No Windows 10, muitos aplicativos serão executados em segundo plano, o que significa que eles podem receber informações, enviar notificações, baixar e instalar atualizações sem a interação com o usuário. 
    Para desativar, vá em “Privacidade”, depois em “Aplicativos em segundo plano” e escolha os aplicativos que quer desativar a função. 
  7. Sincronização
    Para evitar que seu histórico de pesquisa seja sincronizado entre os seus dispositivos, vá em “Configurações”, depois em “Contas” e em “Sincronizar configurações”. Desative as opções que desejar.
  8. Interface
    Se você preferir velocidade e simplicidade nos efeitos visuais do Windows 10, procure no sistema por “Ajustar a aparência e desempenho do Windows” e selecione o que deseja desabilitar.
Saiba mais sobre Windows 10 clicando aqui.