Pensando na segurança dos usuários, é comum que alguns sites obriguem que a criação de senhas respeite alguns padrões, como o uso de letras maiúsculas, minúsculas e até de caracteres especiais.

No entanto, em alguns casos, as exigências são exageradas e cumprir todas elas é quase impossível. Para mostrar como isso acontece, o engenheiro de dados Nicholas Duffy reuniu uma série de capturas de telas mostrando exemplos. Confira alguns deles:

American Express

Reprodução

publicidade
  • A senha deve ser diferente do nome de usuário e deve ter de 8 a 20 caracteres, incluindo uma letra e um número, um caractere especial e sem espaços.

Microsoft

Reprodução

  • A senha deve ter entre 8 e 16 caracteres, não incluir nomes e palavras comuns e combinar letras, símbolos e números.

Intel

Reprodução

  • A senha deve ter entre 8 e 15 caracteres, ao menos uma letra, um número e um caractere especial. Não é possível usar seu nome de usuário, senha anterior ou três caracteres repetidos.

Em alguns sites, as próprias exigências são contrastantes. “Não são permitidos caracteres especiais, mas requer caracteres especiais”, aponta o engenheiro de dados. Como forma de protesto, uffy criou uma galeria de fotos no Github para divulgar casos doo tipo que pode ser acessada aqui. Quem quiser pode adicionar sua contribuição à coleção.