Nesta semana, um levantamento feito pelo site Ars Technica sugeriu que donos de Xbox One quase não estão usando o recurso de retrocompatibilidade do console, que permite jogar títulos da geração passada (Xbox 360) na atual. Nesta quinta-feira, 8, a Microsoft contestou a pesquisa.

O Ars Technica avaliou a atividade de quase 1 milhão de contas ativas na Xbox Live ao longo de um período de cinco meses. Ao todo, foram registrados mais de 1,65 bilhão de minutos (mais de 3.139 anos) de uso do console; destes minutos, apenas 1,5% teria sido gasto com jogos do Xbox 360.

Mike Nichols, chefe de marketing do Xbox, foi o primeiro a se manifestar contrário ao resultado. No Twitter, o executivo disse que quase 50% dos jogadores de Xbox One já usaram a retrocompatibilidade, e que mais de 508 milhões de horas já foram gastas em games de 360 no console da nova geração.

Até Phil Spencer, principal responsável pela divisão do Xbox na Microsoft, entrou na discussão. Na mesma rede social, o executivo disse que, todos os dias, pelo menos dois jogos do Xbox 360 estão entre os mais jogados no Xbox One. O Ars Technica não respondeu às divergências.