A Intel está comemorando neste mês o aniversário de 40 anos de uma das principais tecnologias que revolucionou e ainda revoluciona os computadores do mundo inteiro, o microprocessador Intel 8086 com arquitetura x86. Para comemorar a ocasião, o Olhar Digital montou uma lista com cinco curiosidades sobre a tecnologia.

Fundamental no primeiro PC

publicidade

Lançado em 8 de junho de 1978, o componente logo ganhou uma versão melhorada batizada de 8088. Este, então, foi utilizado no primeiro computador pessoal da IBM.

Nome matemático

publicidade

Vale destacar o motivo que leva a arquitetura a ser de chamada de x86. Cada processador da família era identificado por algum número antes da sequência “86”. Como 8086, por exemplo. Assim, para renomear toda a classe, a Intel optou pela letra “x” que funciona como uma espécie de incógnita.

Inspiração

publicidade

O sucesso da tecnologia desenvolvida pela Intel fez com que diversas empresas se interessassem pela inovação. IBM, AMD, Fujitsu e Siemens são apenas algumas das companhias que começaram a fabricação de processadores x86 que seriam utilizados em PCs e outros dispositivos.

Intel 32 bits e AMD 64 bits

publicidade

É bem verdade que a arquitetura x86 desenvolvida pela Intel permite o uso de softwares de 32 bits. AMD, por sua vez, inventou a tecnologia que permite o uso de programas com 64 bits no padrão AMD64. 

Arquitetura utilizada até hoje

Não é coincidência que o termo x86 seja visto com frequência no noticiário tecnológico. A arquitetura que recebeu inovações