Ninguém gosta de publicidade, mas ela é uma realidade na internet. E, dependendo dos seus hábitos de navegação, o bloqueio dos anúncios online é mais do que apenas uma questão de usabilidade das páginas, transformando-se também em uma questão de segurança.

Se no desktop os bloqueadores de anúncios já são uma realidade, o mesmo não pode ser dito no mobile. As opções não são muitas e boa parte dos usuários sequer sabe que elas existem, mas elas estão lá, tanto no Android quanto no iOS.

Abaixo estão as instruções sobre como navegar sem anúncios.

No Android

publicidade

O Chrome para Android ainda não permite bloqueio de anúncios, até porque a publicidade é a principal fonte de receita do Google. Isso significa que é preciso recorrer a navegadores alternativos que ofereçam a função. Existem várias opções no Google Play, mas uma das mais populares é o Opera.

1. Baixe o Opera;

Existem duas opções: o Opera e o Opera Mini; a segunda é mais leve, mas basicamente com os mesmos recursos. Para este tutorial, vamos usar a versão “mini”.

2. Toque no ícone do Opera, no canto direito inferior;

Reprodução

3. Basta mexer no item “Bloqueio de anúncios” para ligar ou desligar o recurso.

O recurso já vem ativado na primeira instalação. Tocar uma vez vai mostrar a palavra “desativada”, indicando que o recurso está desligado. Tocar pela segunda vez vai ligá-lo novamente.

Reprodução

No iOS

No ecossistema da Apple, infelizmente, não há nenhum navegador melhor que o Safari por restrições da própria empresa, que obriga outros aplicativos a utilizar o mesmo motor do seu browser. Assim, a sua melhor opção é usar um plugin de bloqueio de anúncios no próprio Safari.

1. Baixe um aplicativo que fornece o plug-in de bloqueio de anúncios;

Existem várias opções na loja. A mais tradicional é o Adblock Plus, conhecida pelo seu trabalho nos navegadores para desktop, mas também existem alternativas como o Aqua, o 1blocker e opções pagas como o Crystal e o Purify. Escolha o que for da sua preferência.

2. Ligue o bloqueador de anúncios nas configurações do Safari.

Entre em “Ajustes” e procure pela opção “Safari”. Acesse o item “Bloqueadores de Conteúdo” e ative o aplicativo que você acabou de baixar. Espere alguns segundos e pronto.

Reprodução