O instituto de pesquisa GSMA Intelligence divulgou nesta terça-feira, 20, o número atualizado de pessoas ao redor do mundo que possuem pelo menos um telefone móvel. Segundo a pesquisa, já existem mais de 5 bilhões de donos de celulares no mundo todo.

Em outras palavras, dois terços da população mundial possuem celular, seja ele um feature phone (daqueles que só servem para fazer ligações e trocar SMS) ou um smartphone (Android, iOS etc.). A GSMA monitora em tempo real a adoção de novas linhas de telefonia móvel em todo o mundo, o que a permite calcular com alto nível de precisão o número total de usuários.

O autores da pesquisa, porém, ressaltam que esse número pode ser um pouco menor ou um pouco maior, visto que muitas pessoas usam mais de um chip no mesmo celular. De qualquer forma, o total não deve fugir da casa dos 5 bilhões, o que também representa 67% de toda a população mundial, segundo o GSMA.

A China é o país com o maior número de donos de celulares – até porque é um dos países mais populosos do mundo também. Por lá, mais de 1 bilhão de pessoas possui telefone móvel, o que corresponde a 21% do número total de linhas ativas no mundo. Em seguida, aparece a Índia, com 730 milhões de pessoas com celulares nas mãos.

publicidade

O estudo não traz dados específicos sobre o Brasil, mas sobre a América Latina em geral. Segundo a GSMA, nesta parte do continente, existem 459 milhões de donos de celulares. O maior índice de penetração é na Europa, onde 86% da população é dona de um aparelho móvel, o que corresponde a 465 milhões de pessoas.