Não são só as versões antigas do Android que estão a caminho do abandono por parte do WhatsApp. O aplicativo começou a divulgar um alerta para avisar que usuários do Windows Phone 8 também terão o suporte encerrado ao fim do ano de 2017.

Que fique claro, no entanto, que a versão à qual o WhatsApp se refere é estritamente a 8.0, que é utilizada por uma base pequena de usuários. A atualização para a versão 8.1, que ainda terá suporte, foi oferecida de forma grátis e ampla para usuários da plataforma da Microsoft. Obviamente, o Windows 10 Mobile também continua normalmente.

Na prática, até mesmo a Microsoft já deixou de oferecer suporte ao Windows Phone 8, o que significa que quem ainda está usando a versão provavelmente já deveria tê-la abandonado faz algum tempo. O anúncio do WhatsApp é só mais um incentivo para isso.

Números de fevereiro deste ano divulgados pela AdDupliex estimam que 4,7% da base de usuários de Windows nos celulares estão na versão 8. A maioria esmagadora, 76,3%, ainda usa o Windows Phone 8.1, que será abandonado pela Microsoft no mês que vem e não deve demorar para ser descartado pelo WhatsApp também. Apenas 17% usam o Windows 10 Mobile, o que é curioso quando lembramos da promessa da Microsoft de que todos os celulares WP 8.1 conseguiriam fazer a migração para a versão 10.

publicidade

O WhatsApp afirma que até é possível que o serviço continue funcionando nos celulares com Windows Phone 8 após 31 de dezembro, mas que seus recursos podem parar de funcionar a qualquer momento, uma vez que o app não será mais atualizado. Assim, a empresa deixa de se responsabilizar por esse público.