Siga o Olhar Digital no Google Discover
Ao que tudo indica, a Apple está se preparando para investir em um novo mercado. A empresa anunciou a aquisição da empresa alemã SensoMotoric, que tem como principal tecnologia um par de óculos capazes de monitorar o movimento dos olhos dos seus usuários.
Ofertas
Por: R$ 678,90
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
A empresa afirmava que sua tecnologia de rastreamento ocular já tinha mais de 100 mil usuários, com seus óculos que monitoravam os olhos para uma gama grande de ações, incluindo a prática de esportes.
Mas o que a Apple tem a ver com isso? Há algum tempo já se especula que a empresa está para investir em realidade virtual, e para isso seria necessário lançar seu próprio visor. O rastreamento do movimento dos olhos é essencial para que a experiência seja realmente imersiva. Acompanhar o movimento da cabeça é o primeiro passo, mas não adianta muita coisa se você tentar olhar discretamente para o lado e a imagem permanecer estática.
Isso dito, a Apple nunca confirmou que trabalha com o desenvolvimento de ferramentas para realidade virtual; a empresa, no entanto, já começou a apresentar novidades no setor de realidade aumentada, com o ARKit revelado durante a WWDC realizado no início do mês. Além disso, nos últimos anos foram várias aquisições do tipo apontando para o mesmo ponto focal.
A Apple também não está sozinha no investimento em empresas de rastreamento ocular. O Google também adquiriu uma empresa, a Eyefluence, que tem exatamente a mesma especialização. Isso indica que as duas empresas estão seguindo para o mesmo lado, o que também aponta uma tendência da indústria para os próximos anos.