Siga o Olhar Digital no Google Discover
A operadora Oi foi condenda a pagar uma multa de R$ 50 milhões por cobrar serviços de seus clientes sem permissão. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram registrados 780 mil casos de ativação de serviços de terceiros, sem a permissão do dono da linha, o que justifica a multa. A decisão, tomada pelo conselho diretor da agência, negou o pedido de revisão do valor feito pela operadora.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 473,00
De acordo com a Anatel, as cobranças aos clientes foram realizadas entre janeiro e março do ano passado, com a ativação de recursos como o “SOS Fone”, “Sorriso Premiado” e seguros.
A empresa reconheceu, durante o processo, que a autorização expressa do usuário é substituída pela autorização tácita, ou seja, implícita. Isso significa que, a menos que o usuário entrasse em contato com a operadora e solicitasse o cancelamento, ele continuaria pagando.
Segundo a agência, o valor da multa é o máximo que pode ser aplicado.
A Oi enfrenta um período crítico em seus negócios. Atualmente em recuperação judicial, a companhia possui dívidas de mais de R$ 63 bilhões e vem perdendo clientes nos últimos meses.