EnglishPortugueseSpanish
publicidade

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia Eindhoven, nos Países Baixos, anunciaram nesta semana a construção de uma ponte feita de concreto reforçado. A novidade é a forma como essa estrutura está sendo concebida: usando uma impressora 3D.

Quando estiver pronta, esta será a primeira ponte feita com concreto reforçado que usa componentes feitos por uma impressora 3D – embora não seja a primeira fonte feita com essa tecnologia usando outros materiais. A construção da nova ponte começa em setembro.

publicidade

Para garantir a integridade da construção, os pesquisadores montaram uma “miniatura” da ponte em escala 1:2 que foi capaz de aguentar duas toneladas. Por enquanto, porém, o objetivo é usar essa tecnologia para montar uma espécie de ciclovia, e não uma ponte para carros ou veículos mais pesados.

Os benefícios do uso de impressoras 3D na fabricação de concreto são inúmeros, mas, como explica o site Engadget, todos têm a ver com economia. A produção do material com essa tecnologia é bem mais barata, além de evitar desperdícios e suportar desenhos mais criativos por parte dos engenheiros.