Por muito tempo, o iPhone 7 Plus foi considerado o celular mais rápido do mundo, um dado aferido tanto por testes informais quanto por benchmarks. No entanto, o recém-lançado OnePlus 5, um smartphone que tem o objetivo de oferecer configurações semelhantes às dos tops de linha por um preço mais acessível, fez com que o aparelho da Apple perdesse esse posto.

Esse resultado veio de um teste informal feito pelo canal do YouTube PhoneBuff. O teste colocou lado a lado o iPhone 7 Plus e o OnePlus 5, e usou os dois dispositivos para abrir e reabrir uma série de aplicativos, medindo o tempo que cada um levava. No final, foi o OnePlus 5 que se saiu vencedor, marcando a primeira vez que o dispositivo da Apple foi batido. Veja abaixo o vídeo:

publicidade

O teste consiste numa sequência de 16 aplicativos que precisam ser abertos. Os apps incluem programas pesados propositalmente, para testar a velocidade com a qual os dispositivos os abrem. No começo do teste, o OnePlus 5 consegue uma pequena vantagem, em parte por causa da ausência quase total de animações no Android; o iPhone 7 Plus tem pequenas animações para abrir e fechar apps que tornam o processo um pouco mais lento.

publicidade

Com o tempo, porém, o iPhone 7 Plus passa à frente do outro dispositivo e termina de abrir os 16 apps cerca de um segundo mais rápido que o OnePlus 5. Acontece que o teste também exige que os aplicativos sejam reabertos a partir da memória RAM em ordem contrária, e é nesse ponto que o OnePlus 5 assume novamente a liderança e abre uma larga vantagem. No fim, ele termina o teste em 1’51”, com o iPhone 7 levando 1’58” – sete segundos a mais.

Reprodução

publicidade

Análise

Por tratar-se de um teste informal, não é possível dizer, com certeza, que o OnePlus 5 será mais rápido que o iPhone 7 Plus em qualquer situação. Por outro lado, o teste foi feito justamente para simular uma situação cotidiana de uso pesado, o que garante que ele represente em boa medida a experiência de usar o aparelho – e, nesse caso, o OnePlus 5 se sai melhor.

publicidade

Se há um motivo ao qual isso pode ser atribuído, é à RAM do OnePlus 5. O dispositivo tem 8 GB de RAM, contra “apenas” 3 GB de RAM do iPhone 7 Plus. É isso que garante que ele seja muito mais rápido na hora de reabrir os aplicativos. Os apps abertos são armazenados na RAM, então quanto mais desse tipo de memória um celular tiver, mais apps ele consegue manter aberto (e reabrir com rapidez) ao mesmo tempo.

Por outro lado, também impressiona o fato de que essa diferença seja tão pequena, considerando que o OnePlus 5 tem mais que o dobro de RAM do seu rival. Embora ele seja o vencedor, o teste também dá mérito à Apple por otimizar muito bem o hardware de seus iPhones. E vale lembrar também que, enquanto o OnePlus 5 acabaou de ser lançado, o iPhone 7 Plus já vai fazer um ano – e está prestes a ser “substituído” pelo próximo iPhone, que deve trazer novamente a coroa à Apple.