Já pensou em usar uma das tarefas mais comuns do dia-a-dia para carregar seu celular? É o que pretendem pesquisadores do Laboratório de Robótica de Bristol, que desenvolveram um método para transformar a urina em energia elétrica. “Nossa proposta é usar a urina, um dejeto, para gerar eletricidade. Não estamos dependendo da natureza errática do vento ou do sol: se existe um produto cujo oferta é sem fim, esse produto é a urina”, explica Ioannis Ieropoulos, coordenador do projeto.

Como funciona? 

O “Pee-power” conta com células de combustível revestidas de pequenos organismos que processam os dejetos e geram eletricidade no processo. Com a técnica, é possível carregar a bateria de um smartphone. Em testes realizados, foi possível obter 40 miliwatts de energia com dois litros de urina, bem menos do que os 5 watts de um carregador comum.

Por enquanto, as bactérias conseguem gerar energia para pequenas atividades, como enviar mensagens SMS, usar a internet ou realizar uma ligação curta. “Ainda precisamos refinar o processo para carregar completamente uma bateria”, declarara Ieropolus.

publicidade

Como relata a BBC, o projeto, considerado bastante ecológico, foi selecionado pela fundação Bill e Melinda Gates como um dos mais promissores na tarefa de aumentar o acesso ao saneamento básico em todo o mundo.