Depois de oferecer carros e helicópteros, a Uber está expandindo seus serviços para o mar também. A empresa lançou hoje um serviço de “hidrotáxis” que funciona da mesma maneira que o seu serviço tradicional, mas oferece barcos com espaço para até 12 pessoas.

Segundo o New York Times, o serviço já vinha sendo testado em Miami e em Istambul, mas começará agora a operar na Croácia, ao longo da costa do mar Adriático. Já há outros serviços semelhantes operando na região, e a Uber quer tentar conquistar um pedaço desse mercado.

As primeiras cidades a ser atendidas pelo serviço serão Split e Dubrovnik, na Croácia, bem como a ilha de Hvar no mesmo país. Pedir um barco por meio do Uber será semelhante a pedir um carro. A diferença será o preço: uma viagem da ilha de Hvar até a costa de Split (um trajeto de pouco mais de 50 km) custará 2.600 kuna (cerca de R$ 1.300 na conversão direta).

Isso, no entanto, é porque o serviço é diferente: o barco não tem apenas um motorista, mas uma pequena tripulação. De acordo com o Business Insider, serão oferecidas duas modalidades de alugueis de barcos: um transfer entre a costa e a ilha e viagens de dia inteiro, na qual os usuários poderão montar itinerários, ou escolher dentre caminhos já montados. Mas não será possível dormir no barco ou alugá-lo sem seu capitão e marinheiros.

publicidade

Embora a Croácia seja o primeiro país a ter o serviço, a Uber pode ter lançado-o sem ter exatamente os croatas em mente. Isso porque a região na qual o serviço vai operar é altamente turística. Na Croácia, turismo responde por 18% do PIB do país, e é possível que os serviços oferecidos pela Uber sejam voltados justamente para essas pessoas.