O desenvolvedor independente Kevan Davis encontrou uma forma de tornar a navegação na Wikipedia mais divertida: ele transformou a enciclopédia livre em um jogo de aventura por texto para quem gosta de passar horas e horas lendo o conteúdo da Wikipedia.

No jogo “Wikipedia: The Text Adventure“, o usuário pode escolher um lugar do mundo para começar. O site exibe então uma breve definição daquele local, tirada do artigo dele na Wikipedia. O jogador pode, a partir de então, escolher para qual direção vai, podendo chegar a diferentes partes do mundo.

Um exemplo é o artigo sobre o Stonehenge, localizado na Inglaterra. A versão dele no jogo descreve suas características: um anel de pedras com cerca de 4,1 metros de altura e 2,1 metros de largura. Depois, o jogador ganha a opção de seguir a noroeste para o Stonehenge Free Festival, uma feira que ocorreu entre 1974 e 1984 próxima ao Stonehenge; ou seguir a sudoeste para o Altar Stone, a pedra central do Stonehenge.

Além dos comandos de direção, o jogador também pode examinar o local (e receber assim mais informações retiradas do artigo da Wikipedia sobre o assunto), e até falar com pessoas.

publicidade

É uma ótima maneira de passar tempo na Wikipedia e quem sabe até aprender algumas coisinhas novas. O problema é que o jogo só está disponível em inglês – é preciso ter um conhecimento avançado do idioma para conseguir se dar bem nele.