O OnePlus 5 chegou ao mercado prometendo ser o smartphones Android “mais potente do mundo”, incluindo o processador mais rápido do momento e até 8 GB de RAM. Só que um estranho “efeito gelatina” na tela deixou alguns dos primeiros compradores do celular incomodados.

A fabricante garante que não há nada de errado e que o atraso na rolagem da tela, que reportamos na semana passada, é “natural”. Um desmanche do OnePlus 5, porém, parece indicar qual é a causa do problema: a tela do smartphone foi montada de cabeça para baixo.

Mais precisamente, o painel AMOLED foi deixado com a orientação invertida, em comparação com outros celulares da mesma marca, como o OnePlus 3T. Isso não é um defeito e nem um erro da fabricante, mas uma decisão consciente de engenharia, vale ressaltar.

publicidade

Reprodução

A OnePlus não explicou o motivo pelo qual a tela do seu novo top de linha é invertida, mas é possível que tenha sido uma alternativa de design para oferecer mais espaço à câmera dupla colocada na traseira do dispositivo. Nessas condições, o tal efeito gelatina seria mesmo “natural”.

Ainda não é possível dizer com certeza que a tela invertida é a causa para o atraso no touchscreen do OnePlus 5, mas de acordo com informações do site XDA Developers, é possível replicar esse mesmo efeito em outros celulares apenas girando a tela em 180 graus e tentando usá-lo de cabeça para baixo.

Por enquanto, porém, tudo não passa de especulação. Como a fabricante diz que isso não é um defeito, é provável que nenhuma atualização de software será lançada para corrigir. É importante destacar também que nem todo usuário do OnePlus 5 percebeu o tal efeito gelatina nas suas telas.