A Proteste foi vitoriosa em uma ação contra a Apple por propaganda enganosa na venda de dispositivos, mas iPhones e iPads não são os únicos alvos da associação de consumidores – os smartphones Galaxy da Samsung também são.

Em nota sobre a vitória nos tribunais – ainda que caiba recurso para a Apple – a Proteste disse que também espera se sair vencedora na ação contra a Samsung.

publicidade

“Assim como a Apple, a Samsung também demonstrou um incrível desrespeito para com os direitos dos consumidores e nos também a estamos processando”, disse o diretor da associação Henrique Lian.

As duas ações foram protocoladas no mesmo dia – 20 de outubro de 2015 – mas só a da Apple já teve decisão de um juiz. A da Samsung está nas mãos da juíza Adriana Brandini do Amparo, da 17ª Vara Cível de São Paulo, e deve ter decisão publicada até o fim do mês.

publicidade

Os alvos da ação são os anúncios em “televisão, revistas, jornais, folhetos, sites e qualquer outra forma de comunicação” que se referem à memória de armazenamento de smartphones.

As empresas costumam promover o espaço total – como 32 GB, por exemplo – mas nem sempre especificam que parte desse espaço é ocupado por sistema operacional e apps pré-instalados, o que significa que o consumidor não pode ocupar tudo com arquivos próprios.

publicidade

Atualização (18h40): A Samsung se posicionou sobre a ação em nota reproduzida abaixo:

“A Samsung Brasil informa que cumpre e respeita os direitos dos consumidores, por isso divulga em seu website a informação sobre a memória disponível e que esta pode variar conforme versão do sistema operacional, aplicativos e/ou outros fatores. A Samsung convida os consumidores a visitar o seu website (www.samsung.com.br) e, na página de cada produto, conferir as informações a respeito da memória dos seus smartphones e tablets em “Mostrar Todas as Especificações”.