A Apple foi condenada pela Justiça de São Paulo por “propaganda enganosa” ao dizer que seus smartphones contam com mais espaço do que o que realmente está disponível para uso pelos consumidores. Mas o iPhone não é o único aparelho a vir com espaço comprometido.

Sistema operacional e apps pré-instalados sempre ocupam parte do armazenamento interno dos smartphones, por isso, os 32GB ou 64GB anunciados não são necessariamente o que você pode usar quando estiver com o aparelho em mãos.

Abaixo listamos quanto de espaço disponível os principais smartphones da atualidade contam – ou seja, quanto já vem ocupado de fábrica e quanto você pode usar com apps, fotos, vídeos e mais.

Samsung Galaxy S8

publicidade

O principal smartphone da Samsung é vendido com 64 GB de armazenamento interno, mas ele só tem 52,3 GB livre para seus arquivos, já que o restante é ocupado pelo Android modificado pela Samsung e por apps que acompanham o aparelho.

Sony Xperia XZ Premium

O smartphone da Sony tem uma boa parte do seu armazenamento interno ocupado por sistema e apps pré-instalados. Dos 64 GB anunciados pela fabricante japonesa, 49 GB podem ser usados pelos usuários.

iPhone 7

De acordo com o site da Apple, o iOS e os apps pré-instalados ocupam entre 4 GB e 6 GB do espaço interno. O número varia considerando o modelo e ajustes, condição que pode ter motivado a ação movida pela Proteste.

Moto Z2 Play

O smartphone da Lenovo tem 64 GB, mas o Android ocupa 10,58 GB desse espaço – ou seja, ele tem aproximadamente 53 GB para seus arquivos.

LG G6

Dos 32 GB anunciados pela LG, o smartphone G6 tem 9,59 GB ocupados pelo sistema, deixando assim aproximadamente 22 GB para outros tipos de arquivos.

Vale lembrar que alguns desses aparelhos contam com suporte a cartões micro SD que ampliam o armazenamento interno. Além disso, atualizações de sistema podem fazer com que o espaço ocupado diminua – consideramos aqui o que é usado quando o aparelho sai de fábrica.