A Microsoft desenvolveu um novo aplicativo, o Seeing AI, que usa visão computacional para descrever o mundo para deficientes visuais.

Basta o usuário apontar a câmera do celular para uma pessoa, por exemplo, que a tecnologia é capaz de descrevê-la, indicar suas expressões faciais e até adivinhar a idade; ele também é capaz de descrever produtos, escanear códigos de barras, digitalizar documentos, reconhecer moedas, entre outras funcionalidades.

publicidade

Conforme relata o The Verge, as funções mais básicas do app são realizadas diretamente no próprio dispositivo, o que significa que podem ser acessadas com mais rapidez e em situações em que não há conexão estável à internet. No entanto, os recursos experimentais da inteligência artificial, como descrever uma cena inteira ou reconhecer a escrita manual, requerem uma conexão com armazenamento em nuvem.

A empresa mostrou um protótipo do Seeing AI em março do ano passado, durante a conferência de desenvolvedores Build, e ele já está disponível para o sistema operacional iOS nos Estados Unidos. Ainda não foi determinado quando o aplicativo será liberado para Android ou será lançado em outros países.