O Google prepara um bloqueador de anúncios nativo para o Chrome no Android e agora usuários interessados já podem testar o recurso.
A novidade, que visa melhorar a experiência de uso de internet no celular ao barrar anúncios publicitários invasivos, apareceu na versão mais recente do Chrome Canary para Android.
O Chrome Canary é o beta do Chrome: é onde os desenvolvedores do Google colocam recursos em fase de testes para buscar possíveis falhas antes de liberá-los na versão estável.
O recurso por enquanto está disponível para usuários da América do Norte, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia, mas é possível ativá-lo mesmo em smartphones brasileiros.
Siga os passos abaixo para já poder usar o bloqueador de anúncios do Chrome.
Baixe e instale o Chrome Canary
Disponível na Google Play Store, o Chrome Canary pode ser baixado e instalado por aqui. É bom lembrar que ele está em fase de testes, portanto, o recurso pode não funcionar como o desejado.
Além disso, o Chrome Canary é constantemente atualizado – pode chegar a sete updates em uma semana -, então esteja disposto a atualizar o app todo dia, além de ter certeza de que há espaço no seu smartphone para isso.
Ative o recurso
Assim que o Chrome Canary estiver instalado, vá até as configurações dele e entre em “Configurações de site”. Lá dentro você encontrará a opção “Anúncios”.
É só ativar o bloqueador de anúncios e pronto – o Chrome vai começar a barrar publicidade invasiva em sites da web.
Novamente, é bom lembrar que o recurso está em fase de testes e pode não funcionar perfeitamente. Além disso, a ideia não é que ele bloqueie todos os anúncios da internet, como o AdBlock Plus faz, e sim apenas os mais invasivos – os que reproduzem vídeo com áudio, ou que ficam por cima do conteúdo da página, por exemplo.
Afinal de contas, o Google vive da receita de publicidade – dar uma opção para os usuários eliminarem todos os anúncios com facilidade vai contra os interesses da empresa.
Esta post foi modificado pela última vez em 31 de julho de 2017 21:07