“Gangnam Style”, do rapper coreano Psy, passou cerca de cinco anos na liderança como vídeo mais visto do YouTube e só veio a ser superado no início de julho. Foi quando a música “See You Again”, de Wiz Khalifa, tomou a ponta. A marca, contudo, não durou um mês.

Sim. A partir desta sexta-feira, 4 de agosto, o YouTube tem um novo vídeo mais popular de todos os tempos. Trata-se de “Despacito”, o hit do momento, de autoria de Luis Fonsi e Daddy Yankee. No instante em que este texto é escrito, o videoclipe já superou a casa das 3 bilhões de visualizações, com exatas 3.001.927.274 visualizações.

O que chama a atenção é a velocidade com a qual a música alcançou a primeira posição. “Gangnam Style” foi lançada em 2012, o que lhe proporcionou cinco longos anos para alcançar suas 2.919.830.180 exibições. Enquanto isso, a canção de Wiz Khalifa está no Youtube desde 2015, com dois anos para atingir suas 2.994.921.210 visualizações.

“Despacito”, por sua vez, foi lançada no início de 2017, com muito menos tempo de estrada que seus dois maiores competidores. Em julho, também foi anunciado que a música havia se tornado a mais reproduzida de todos os tempos em serviços de streaming, o que inclui o YouTube.

publicidade

Isso significa que “Despacito” é a melhor música de todos os tempos? Certamente não, mas mostra uma tendência interessante no mercado musical. Conforme os serviços de streaming vão se popularizando, a tendência é que vejamos hits ultrapopulares superando os recordes com intervalos cada vez menores. Quanto tempo até o próximo sucesso deixar “Despacito” para trás?