Uma simples mudança em uma placa de trânsito pode complicar a vida de um carro autônomo. É a conclusão a que pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, chegaram após estudar o reconhecimento de imagem dos sistemas usados por esses veículos.

Mesmo uma alteração leve – como a inclusão de um adesivo em uma placa – pode confundir o reconhecimento da sinalização pelos carros autônomos. No estudo, os pesquisadores perceberam que, ao colar um “love” e “hate” acima e abaixo do aviso de “pare” (na imagem abaixo), o veículo não reconhecia mais a placa como uma indicação para parar, e sim como uma sinalização de limite de velocidade.

publicidade

Reprodução 

As consequências disso podem ser desastrosas, já que pessoas mal-intencionadas podem criar caos no trânsito de uma cidade cheia de carros autônomos fazendo essas alterações nas placas de trânsito.

publicidade

Felizmente, os cientistas dizem que é um problema fácil de ser solucionado, com o uso de informações contextuais para verificar o que diz a placa, ou com o aperfeiçoamento desses sistemas de reconhecimento de imagens. De qualquer forma, é mais um desafio pelo qual os carros autônomos vão passar antes de dominarem as ruas das cidades do mundo.